Ao navegar neste site está a dar o seu acordo às Condições Gerais de Utilização. Consulte também a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais e Política de Cookies
MyFidelidade App

Prevenção

Previna gripe e constipações este inverno

Embora sejam causadas por vírus diferentes e o seu impacto na saúde seja distinto, a gripe e as constipações são comuns nas estações mais frias. Quer evitá-las? Há cinco estratégias que ajudam a fortalecer o seu sistema imunitário.


O período entre dezembro e fevereiro é, atualmente, aquele em que o vírus da gripe – doença aguda viral cujos sintomas se manifestam subitamente, sendo os mais frequentes mal-estar, dores musculares e febre alta – se encontra mais ativo. Já a constipação é uma infeção que afeta apenas as vias respiratórias superiores, manifestando-se gradualmente, por exemplo, por nariz entupido, espirros e olhos húmidos. No entanto, ambas têm um aspeto em comum: são mais frequentes com a chegada do frio, altura do ano em que passamos mais tempo em locais fechados e pouco ventilados, perfeitos para que haja contágio de vírus. Para evitá-las, deve adotar hábitos de vida saudáveis que ajudem a regular e a fortalecer o sistema imunitário – o escudo biológico que nos protege contra microrganismos capazes de nos deixar doentes. 


Tem sintomas de gripe ou de constipação e necessita de aconselhamento? 
Com a Multicare Medicina Online tem à sua disposição uma equipa de médicos de Medicina Geral e Familiar, para consultas, esclarecimento de dúvidas e até prescrição de receitas médicas, em caso de necessidade. Pode também enviar os seus exames para avaliação pela equipa médica. Evite a ida desnecessária às urgências!

Ligue 210 440 440 para atendimento na hora.




5 estratégias para prevenir gripe e constipações 
Lave bem as mãos
De acordo com um estudo publicado Journal of Occupational and Environmental Hygiene, levamos as mãos à cara, em média, cerca de16 vezes por hora. Sendo a boca e os olhos a principal porta de entrada para os vírus, é importante fazer uma correta higiene das mãos: lave-as com água e sabão, durante cerca de 20 segundos, especialmente antes das refeições e após uma ida à casa de banho; se não for possível fazê-lo, utilize toalhetes para o efeito. Uma vez que os vírus da gripe e os vírus da constipação são transmitidos por gotículas de saliva, sempre que espirrar ou tossir, faça-o para um lenço ou para o antebraço, lavando depois as mãos.

Faça uma alimentação “colorida”
Ao consumir fruta e legumes estará a reforçar as defesas do organismo. Inclua na sua alimentação frutos vermelhos, citrinos (por exemplo, laranja e limão), maçãs, quivis, espinafres, couve, cenoura, cebola e alho que são ricos em nutrientes como a vitamina C e E, betacaroteno e zinco. Chás e infusões são úteis no combate ao frio e eficazes na expulsão de microrganismos nefastos. Por outro lado, deve evitar o consumo de alimentos ou bebidas ricas em açúcar, dado que este ingrediente afeta o bom funcionamento das células do sistema imunitário.

Calce os ténis todos os dias
Quem não faz exercício está mais suscetível a gripes e constipações. A prática de exercício aumenta a circulação sanguínea, ajudando os leucócitos (células do sangue) a combater, de forma mais eficaz, as bactérias e os vírus. Além disso, ajuda a melhorar a qualidade do sono, fator que contribui para um sistema imunitário mais robusto. Para obter estes benefícios, basta 30 minutos de atividade física moderada, por dia, como caminhar, correr, andar de bicicleta, nadar.

Pondere vacinar-se
Esta é a principal medida para prevenir o vírus da gripe, especialmente nos grupos prioritários definidos pela Direção-Geral da Saúde: pessoas com idade igual ou superior a 65 anos; doentes crónicos ou imunodeprimidos (a partir dos 6 meses); grávidas; profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados. O período de vacinação inicia-se em outubro e prolonga-se por todo o outono e inverno.

Conviva e descontraia
Ao contribuir para contrariar o stresse e combater a ansiedade e a depressão, a troca de abraços pode ajudar a evitar a gripe, revela um estudo publicado na revista científica Psychological Science. Isto acontece devido à forte relação que existe entre níveis elevados de stresse e um sistema imunitário fragilizado – quando este estado se torna crónico, expõe o nosso organismo a hormonas que afetam a eficácia das nossas defesas, tornando-nos mais vulneráveis a doenças, como gripes e constipações. Hábitos como meditar, descansar e relacionar-se com outras pessoas podem ajudar a combater este estado imunossupressor.
​​​​​​​​​​