A resiliência faz parte daquilo que somos. É a nossa capacidade para lidar melhor com o stresse das situações difíceis e para aproveitarmos as coisas boas da vida, mesmo quando há aspetos que correm mal.
Quando somos resilientes, continuamos a sentir-nos zangados, a estar tristes ou a sofrer, a sermos vulneráveis, mas somos capazes de continuar a funcionar no dia-a-dia e a fazer coisas que nos dêem prazer, mantendo o nosso equilíbrio.
Há um conjunto de comportamentos, muitos dos quais nós adoptamos sem sequer pensar neles, que são facilitadores da resiliência. Por exemplo:
- Alimentarmos relações positivas com familiares e amigos.
- Aceitarmos que a mudança e a incerteza fazem parte da vida.
- Encontrarmos significado nas pequenas coisas, como beber café com amigos/as, brincar com os nossos filhos ou lermos um livro.
- Cuidarmos do nosso bem-estar, quando respeitamos as rotinas de sono e descanso, mantemos uma alimentação saudável e fazemos exercício regularmente.
- Cuidar na nossa Saúde Psicológica, quando temos atenção aos nossos sentimentos e necessidades (e aceitando-os ainda que nem sempre sejam bons!).
Tem dúvidas se está a ser resiliente? Pode preencher a nossa Checklist.
Não somos sempre resilientes, nem somos resilientes em todas as situações. Mas podemos procurar desenvolver sentimentos, pensamentos e comportamentos (mais) resilientes.
Por exemplo, perante um problema concreto, podemos:
- Encarar os problemas como obstáculos ultrapassáveis. Muitas vezes não podemos alterar uma situação difícil ou um problema, mas podemos sempre alterar a forma como interpretamos e como respondemos a essa situação ou problema.
- Ser proativo. Encarar os problemas e as situações difíceis, agindo sobre elas, é mais útil do que tentarmos ignorá-las ou nos deixarmos vencer por elas. Se o problema parecer grande demais, podemos tentar dividi-lo em pequenas partes ou tarefas a resolver.
- Definir objetivos. Manter um pensamento flexível, ajustável ao que for acontecendo, mas não perder de vista os nossos objectivos (que devem ser específicos e realistas)
- Confiar em nós próprios. Confiar nas nossas capacidades para lidar com a situação, estabelecendo um plano realista e recordando situações que ultrapassámos anteriormente.
p>Por vezes, podemos sentir que não aguentamos mais e que precisamos de ajuda, nestes momentos,
um psicólogo pode ajudar-nos a
encontrar uma saída.
Tornarmo-nos mais resilientes (na nossa vida pessoal ou profissional) requer tempo e prática, tentativa e erro. Quando as coisas parecem difíceis, podemos sempre tentar recorrer ao humor – rir diminui o stresse! – não perdendo de vista os aspectos mais positivos da nossa vida, e valorizando aqueles/as que gostam de nós.
Consulte mais conteúdos sobre psicologia e saúde mental em www.eusinto.me
Autoria: Ordem dos Psicólogos Portugueses
Apoio e edição: Multicare
____________________________________________________________________________________________________________________
Já conhece as consultas de
Psicologia da Multicare? Este serviço é disponibilizado através da Medicina Online, sem deslocações nem custos adicionais. Conheça melhor a nossa oferta de saúde e converse com um
médico online.