Cada vez mais ouvimos falar de autocuidado e dos seus efeitos positivos no bem-estar e na Saúde. Mas afinal, de que falamos quando falamos de autocuidado?
O autocuidado refere-se a todas as atividades que fazemos com regularidade e que nos fazem sentir bem, física e psicologicamente. É uma forma de cuidarmos de nós.
Uma vez que muitos de nós têm pouco tempo livre e/ou muitas responsabilidades, podemos pensar que o autocuidado é uma perda de tempo. Mas o autocuidado aumenta a nossa energia, confiança e auto-estima, ajudando-nos a trabalhar melhor, a tomar decisões e a ultrapassar adversidades. Previne a ansiedade e o stresse, ajuda-nos a manter-nos saudáveis e promove o nosso envolvimento com o mundo e os outros – em suma, aumentando o nosso bem-estar e sensação de felicidade. O autocuidado torna-nos mais resilientes e menos vulneráveis.
Todos temos diferentes necessidades de autocuidado, que variam também em momentos diferentes da nossa vida. Por exemplo, em fases em que andamos sempre a correr, o autocuidado pode significar encontrar formas para desacelerar e descansar. Pelo contrário, em fases em que nos sentimos com menos energia, o autocuidado pode significar investir em atividades que promovam a nossa ligação aos outros e ao mundo. Às vezes, precisamos de tirar um dia para “recarregar baterias”, outras vezes, bastam 10 minutos para nos sentirmos bem.
Assim, o ato de cuidado não é um ato de egoísmo. Reservar tempo para cuidar de nós deve ser um hábito e uma dimensão importante da nossa vida. É necessário assegurar um espaço e um tempo para nós próprios – para fazermos coisas de que gostamos, para estarmos e falarmos com pessoas de quem gostamos ou, simplesmente, para descansar. E às vezes, com o nosso estilo de vida agitado, pode ser necessário planear esses momentos.
Algumas dicas podem ajudar a investir mais no autocuidado:
• Faça uma lista de todas as atividades que o fazem sentir bem, relaxado e feliz. Reserve um momento do dia para se dedicar a essas atividades, de modo que se tornem uma rotina e não sejam prejudicadas face a outras prioridades e tarefas.
• Alimente relações positivas com familiares e amigos. As relações positivas aumentam a nossa felicidade, Saúde e qualidade de vida.
• Fale sobre como se sente. Se se sente ansioso, stressado ou sobrecarregado, experimente partilhar esses sentimentos com familiares ou amigos. Falar pode ajudar a diminuir o stresse e contribuir para que se sinta melhor.
• Faça escolhas saudáveis. Escolha alimentos saudáveis, faça atividade física regular e mantenha bons hábitos de sono.
• Comprometa-se com um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional – ambas as dimensões da sua vida são importantes para o seu Bem-Estar.
Utilize esta Checklist para refletir sobre os seus comportamentos de autocuidado!
Apoio e edição: Multicare
____________________________________________________________________________________________________________________
Já conhece as consultas de
Psicologia da Multicare? Este serviço é disponibilizado através da Medicina Online, sem deslocações nem custos adicionais.
Conheça melhor a nossa oferta de saúde e converse com um
médico online.