As atividades de lazer
são aquelas que nos dão prazer e nas quais nos envolvemos, voluntariamente, durante o tempo que temos livre de trabalho e de outras responsabilidades pessoais e profissionais. São muito mais do que formas de “matar o tempo”,
têm um impacto muito positivo na nossa Saúde (física e psicológica) – não apenas no imediato, mas também a longo prazo.
Passar algum tempo em silêncio; conviver e conversar com amigos; jantar fora, participar num grupo religioso; viajar; passear na natureza; fazer um desporto; ler; ver filmes e séries; fazer trabalhos manuais; desenhar; fazer jardinagem; jogar jogos de tabuleiro…
são alguns exemplos de atividades de lazer, e a lista pode ser interminável!
Aquilo que consideramos como hobbie ou atividade de lazer é diferente para cada um de nós. Aquilo que uma pessoa considera como lazer (por exemplo, fazer exercício físico ou cozinhar), outra pessoa pode considerar uma “obrigação”.
Neste sentido, é importante conhecermos e definirmos as nossas atividades de lazer preferidas até porque estas ajudam-nos a:
- Recuperar psicológica e fisicamente de momentos de cansaço. Recarregando as nossas “baterias” e melhorando a qualidade do nosso sono.
- Reduzir os níveis de stresse e ansiedade. Diminuindo a intensidade das nossas emoções desagradáveis e produzindo mais emoções agradáveis
- Criar ou fortalecer ligações com outras pessoas. Uma vez que podemos partilhar o prazer da realização de atividades de lazer com familiares e amigos.
- Sentir mais controlo, agência e capacidade para lidar com a incerteza e com a adversidade. Os passatempos que podemos escolher e controlar, dando-nos um sentido de agência. Para além disso, não resolvem os nossos problemas, mas ajudam-nos a lidar com eles.
Frequentemente, quando estamos preocupados, stressados ou sobrecarregados de trabalho, as atividades de lazer são as primeiras que sacrificamos. Ao tentarmos equilibrar as exigências do nosso trabalho e as responsabilidades pessoais e familiares, ficamos com a sensação de que não temos “tempo a perder”.
No entanto, as atividades de lazer podem ser, precisamente, a nossa estratégia para relaxarmos e ultrapassarmos momentos mais difíceis e exigentes:
- Seja espontânea/o... Se não puder, planeie. Às vezes, é possível realizar atividades de lazer quando precisamos e nos apetece. Outras vezes, é necessário planear um momento de lazer, garantindo e comprometendo-nos a reservar na agenda esse espaço para cuidarmos de nós.
- Faça uma lista das atividades que gosta e que quer fazer. Às vezes, quando estamos “sob pressão” ou mais “em baixo” nem nos lembramos de coisas que temos prazer em fazer e que podem ajudar-nos a sentir melhor. Inclua tudo o que se lembrar.
- Dedique algum tempo do seu dia a algumas dessas atividades. Repita todos os dias. Faça do lazer um hábito, seja passear, ler, falar com alguém ou escrever um diário. Se possível, dedique, pelo menos, 10 a 15 minutos a uma desses momentos.
Mesmo que sejam divertidas, as atividades de lazer são para levar a sério: delas também depende a nossa Saúde Psicológica e Bem-Estar.