Dormir bem, fazer exercício, comer de forma saudável, saber gerir o stress ou partilhar as angústias com um psicólogo, são comportamentos que contribuem para prevenir problemas do foro psíquico e a doença mental.
Por sua vez, estes problemas de natureza psíquica e a doença mental aumentam o risco de desenvolvimento de doenças físicas, e à diminuição da longevidade.
Portugal é o 5º país da UE com maior prevalência de doenças mentais. Cerca de 20% da população portuguesa tem uma doença mental e 50% já teve ou terá uma doença mental durante a vida.
As perturbações mentais e do comportamento representam 11,8% da carga global das doenças em Portugal, mais do que as doenças oncológicas (10,4%) e apenas ultrapassadas pelas doenças cérebro-cardiovasculares (13,7%) (DGS, Saúde Mental em Números – 2014).
A Multicare não poderia ficar indiferente a esta realidade e, ambicionando ser parceira dos seus clientes na proteção da Saúde Mental, é pioneira no lançamento de uma cobertura diferenciadora que abrange a prevenção e o tratamento da saúde mental de foro psiquiátrico. Desta forma, Internamento psiquiátrico, consultas de psiquiatria e psicologia e sessões de psicoterapia passam a estar garantidos nos seguros standard em comercialização com capital para Consultas, Exames e Tratamento (Ambulatório), quer em contratos novos, quer em contratos já em vigor, neste último caso a partir da sua data de renovação posterior a 1 de novembro de 2021.
Adicionalmente, a Multicare reforçou a proteção na saúde mental em todos os seguros standard em comercialização:
Programa Multicare VitalityComplementando o incentivo e a recompensa de estilos de vida saudáveis com questionários de autoconhecimento no âmbito da Saúde Mental.
Cobertura de Medicina OnlineLançando novos serviços de saúde mental que complementam a consulta de Psicologia: a consulta da parentalidade, o programa dormir melhor e o programa de gestão de stress e ansiedade.
Rede de Cuidado e Bem-estarAlargando o leque de parceiros de modo a incluir meditação e mindfulness, yoga, sono e coaching, entre outros.
A saúde mental deve ser valorizada por todos e, por isso, damos este passo importante para proteger de forma mais abrangente quem confia em nós.